• Luciano Tamiso

Sobre varal e rastreabilidade

#brasilrastro #rastreabilidade

Hoje vamos falar sobre varal e rastreabilidade. É isso mesmo que

você está pensando. Varal de roupas igual ao que você tem na sua casa.



E você sabe qual a semelhança entre o varal e a rastreabilidade?

Um varal sem roupas, não tem função nenhuma. Na verdade, atrapalha mais do que ajuda. E com a rastreabilidade é a mesma coisa.

Escuto muito falar que rastreabilidade não agrega valor, sabe por quê? Porque você esqueceu de pendurar suas roupas.

No caso da rastreabilidade, as roupas são as informações do produto ao longo do caminho, como os apontamentos de campo, certificações, análises, inspeções, validações, etc.

Saber somente a origem do produto e o caminho que ele percorreu não ajuda muito. Por exemplo, se o seu rastreamento não tiver nenhuma outra informação além do caminho do produto e se você tiver um lote desse produto rejeitado pelo cliente final, não tem muito o quê fazer, porque você não sabe por quais processos e por quais condições esse produto passou. Será que ele teve a adubação necessária? E a irrigação foi correta? Depois da colheita, foi processado corretamente? Armazenado e transportado em condições ideais?

São muitos fatores que podem interferir na qualidade do produto final e se você não tiver essas informações organizadas cronologicamente (e aqui entra de novo o varal) você não vai conseguir chegar na resposta que precisa.

Por isso, comece a pendurar as suas roupas e você vai perceber o valor que tem o seu varal.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo